Gravidez


Cerca de 50 a 70% das gestantes terão dor nas costas na gravidez. O aumento do peso durante agravidez é uma das principais causas da dor na coluna vertebral, a qual émais comum na região lombar (conhecida como lombalgia da gravidez). Ador nas costas na gravidez tem seu pico de incidência na transição do segundo para o terceiro trimestre, porém pode ocorrer no primeiro trimestre, principalmente em mulheres que já sentiam dor lombar antes de engravidar. Além do aumento de peso, o centro de gravidade muda, causando um aumento da lordose fisiológica da coluna lombar e contratura na musculatura estabilizadora. Essa sobrecarga geral pode levar a dores localizadas acima da região dos glúteos e até mesmo dores irradiadas para os glúteos e pernas. A dor na região das articulações sacro-ilíacas (região posterior da bacia) também é comum nessa fase pela abertura da pelve e distensão dos ligamentos.


O QUE DEVO FAZER PARA AMENIZAR AS DORES NA GRAVIDEZ?
A dor nas costas na gravidez pode ser prevenida e tratada. É importante fazer uma programação correta de exercícios antes da gestação e durante o pré-natal. Os principais grupamentos musculares que precisam estar fortalecidos são o abdomen, paravertebrais, glúteos e posteriores da coxa.
Procure evitar exercícios de impacto durante a gravidez, por isso as atividades ideais são de preferência dentro da água: Natação, hidroginástica, hidroterapia. Exercícios também muito importantes para o fortalecimento dessa musculatura e que não tem impacto são a fisioterapia, RPG e pilates.
O controle do seu peso também é importante, mas ainda mais importante é como lidar com levantamento de pesos e carregamento de pesos. Sempre que precisar abaixar procure flexionar bem os joelhos e evitar flexionar a coluna. Movimentos de torção da coluna também podem piorar a dor. A posição de dormir ideal é de lado, com um travesseiro entre os joelhos.
 
Se essas medidas não funcionarem?
É importante sempre procurar uma avaliação médica quando não há controle adequado da dor. Em geral a dor nas costas ou dor lombar na gravidez melhora após os primeiros dias do parto. Em alguns casos pode persistir pela mudança brusca no peso e até o cuidado com o bebê. O uso de medicações analgésicas na gravidez é muito restrito, por isso a necessidade de avaliação de um especialista em coluna.





CONTATOS
Central de Marcação Voz/Whatsapp
(85) 9 8960.9554
 
Email
pedro.coluna@gmail.com
 
DEPOIMENTOS
Érica Dantas
Agradeço muito ao Dr. Pedro e toda sua equipe, pela confiança e segurança que me foi passada. Admito, que tinha medo qdo se falava em cirurgia de colu...
Ver Todos



Todos os direitos reservados