|
O termo Cifose é utilizado no meio médico para descrever uma curva da coluna vertebral no plano sagital (olhando a coluna de perfil). Todos nós temos uma curvatura em "cifose" na coluna vertebral na região torácica. Ela é visualizada como uma curva "para fora". Essa cifose "fisiológica" ou normal varia de indivíduo para indivíduo, mas deve ficar entre 20 e 45 graus. Situações anormais na coluna podem criar "hipocifose" (menos de 20 graus) ou"hipercifose" (mais de 45 graus). A situação mais freqüente são casos de "hipercifose", isto é, curvaturas acima do normal.
Geralmente quando falamos em casos de hipercifose estamos nos referindo a coluna torácica, pois na coluna cervical e lombar o comum é termos lordose (a curva paradentro). Entretanto, situações patológicas podem eventualmente levar a uma cifose cervical ou lombar. Iremos tratar aqui penas da hipercifose torácica, situação mais freqüente. Nesse caso, no meio médico, convencionamos a chamá-la apenas de "cifose".
Tipos
Postural: é uma situação fisiológica e muitas vezes relacionada à má postura. Geralmente são curvas mais flexíveis e corrigíveis. A região da "corcunda" é mais arredondada.
Estruturada ou rígida: normalmente é decorrente de uma doença subjacente, como doença de Scheuermann, neste tipo a região corcunda é rígida e mais aguda. Ainda pode ser decorrente de sequela de fraturas, doenças degenerativas (desgastes), doenças reumatológicas e malformações na coluna vertebral.
Tratamento
Fisioterapia
é um importante tratamento em muitos casos, principalmente nas cifoses flexíveis (dorso-curvopostural). O fisioterapeuta pode auxiliá-lo na correção postural e no fortalecimento muscular da coluna vertebral. Nas cifoses rígidas e estruturadas também é um importante tratamento adjuvante para o fortalecimento e estabilização postural. Muitos pacientes com cifose de Scheuermann apresentam músculos encurtados (isquiotibiais, peitorais, paravertebrais). Isso pode ser efetivamente melhorado com a fisioterapia.
Órtese ou colete
pode estar indicado em alguns casos, principalmente nas cifoses estruturais que ainda são flexíveis (Scheuermann) e com potencial de crescimento (cartilagem de crescimento aberta). Não é indicado em cifoses fisiológicas (dorso-curvo postural).Entretanto o uso e indicação sempre deve ser feita por um médico.
Cirurgia
alguns casos mais avançados de cifose (geralmente acima de 75 graus) tem indicação cirúrgica principalmente se está ocorrendo progressão documentada da curva (pacientes adolescentes em fase decrescimento).
FIGURA 2. CIFOSE RÍGIDA E AGUDA NA TRANSIÇÃO TÓRACO-LOMBAR (A); CORREÇÃO PÓS-OPERATÓRIA (B).
|