ESTENOSE DE CANAL


 Na maioria das vezes, é o resultado de uma doença degenerativa de desgaste ósseo. Esse processo ocorre naturalmente com o envelhecimento da coluna, porém pode ser em maior ou menor grau de paciente para paciente. Alguns pacientes são geneticamente mais propensos a estenose.


Sintomas

Os sintomas são muito variados e vão depender da localização da estenose. A estenose do canal cervical costuma dar sintomas no pescoço (cervicalgia) e nos braços (dor, alterações de sensibilidade e força muscular). Outra alteração característica da estenose cervical é a dificuldade para andar. Muitas vezes, o paciente apresenta uma marcha característica chamada de "mielopática”,onde há desequilíbrios e quedas frequentes, as pernas também podem estar pesadas e haver tonturas.

Já na estenose do canal lombar, os sintomas mais frequentes são nos membros inferiores. Os pacientes podem ter sintomas de dor irradiada para as pernas, alteração de sensibilidadee força muscular. Muitos pacientes também apresentam um padrão de marcha chamada de "claudicação neurogênica”, que é uma dificuldade para andar em que o paciente tem que parar frequentemente em curtas distâncias para descansar pois apresenta dor, formigamentos, cãimbras, pesos e até travamentos nas pernas. Ao parar por alguns minutos, a dor alivia.


Tratamento

Na ausência de déficit neurológico, normalmente se inicia o tratamento conservador, que consiste na associação de múltiplos medicamentos a métodos como fisioterapia, correções posturais e fortalecimento muscular.

Na falha do tratamento conservador ou na vigência de déficit neurológico, o tratamento cirúrgico é recomendado.