INFILTRAÇÕES / DENERVAÇÕES

A infiltração na coluna é um método minimamente invasivo para o tratamento de dor na coluna e que pode permitir uma melhora rápida do processo doloroso. Esses bloqueios consistem na injeção de medicamentos (corticoides e anestésicos locais) em alguns locais da coluna, com o objetivo de bloquear o estímulo doloroso originado nas articulações da coluna (infiltração de faceta articular) ou nos orifícios onde passam os nervos que se dirigem aos membros (infiltração foraminal). A ação analgésica aguda é proporcionada pelo anestésico local e a anti-inflamatória a médio e longo prazo, pelo corticoide. Geralmente, o efeito do corticoide inicia após 5 dias do procedimento.

Figura1. Material utilizado para bloqueio. Anestésico, corticóide e agulha espinal.

Orientações pré-infiltração
Para realizar o procedimento, precisa estar em jejum de líquidos esólidos por 8 horas antes do procedimento. Se você toma anticoagulantes ou AAS diariamente, deve avisar ao médico para programar a suspensão desses medicamentos por alguns dias. Leve todos os exames realizados, principalmente a ressonância magnética da coluna e exames de sangue.

Chegar ao hospital com antecedência de uma hora, com um acompanhante,para os procedimentos referentes a sua internação. O procedimento completo coma sedação e anestesia, geralmente, leva de 30 a 60 minutos. A alta hospitalar ocorre de 3-4 horas após o procedimento.

Figura 2. A esquerda, bloqueio epidural caudal, guiado por intensificador de imagens. À direita, ilustração de bloqueio epidural interlaminar lombar.

O procedimento
No momento da infiltração, será realizada uma anestesia local na pele, portanto você irá sentir apenas uma picada inicial semelhante a uma injeção, porém comum a agulha muito fina. Após a anestesia, não terá mais dor. Geralmente, a região da infiltração fica amortecida por algumas horas após a infiltração. Durante o procedimento,você também estará sedado pelo anestesista, portanto, um pouco sonolento. Na maioria dos casos, os pacientes também podem ter um pouco de amnésia devido a sedação e algumas vezes acordam sem perceber que foi realizado o procedimento.

Você irá ficar deitado de bruços (abdome para baixo). Todos os pacientes são sedados e ficam com monitoramento de anestesista. Será realizada uma limpeza da pele da coluna com uma solução antisséptica e álcool. No momento do início da infiltração, será utilizado um aparelho de imagem (intensificador de imagens) para visualização em tempo real do ponto correto para a entrada da medicação, como exibido na figura 1. Iniciada a infiltração, você poderá sentir um leve desconforto no trajeto da sua dor da coluna e até mesmo na perna ou braço, isto quer dizer que o ponto aplicado está correto.

Resultados

Imediatamente após a infiltração, você pode sentir sua perna ou braço amortecido e um pouco pesado, dependendo da resposta do seu organismo ao anestésico. Essa sensação diferente dura por algumas horas após o procedimento e depois passa. Nos primeiros 3 ou 4 dias da infiltração, você pode sentir dorna coluna no ponto da infiltração e também pode sentir dor na perna. Isso acontece pois nos primeiros dias essa região fica mais sensível eo corticoide tem um efeito irritativo até serre absorvido pela região. Normalmente a dor passa a partir do 4o. e 5o. dia pela reabsorção da medicação e início do efeito analgésico e anti-inflamatório do corticoide, que pode persistir por vários meses.

Algumas vezes, é difícil prever em quais pacientes haverá um efeito mais positivo. Pacientes que apresentam dor na coluna que irradia para a perna ou braço respondem melhor a medicação do que aqueles que têm apenas dor na coluna.Da mesma forma, pacientes que apresentam início da dor há pouco tempo respondem melhor do que aqueles que têm dor há muito tempo.

Orientações pós-infiltração
Alguns pacientes ainda persistem com algum desconforto e dor na região da coluna ou da perna, então será recomendado repouso nos dias seguintes (cerca de cinco dias). Em uma minoria dos pacientes, a dor pode persistir mais alguns dias e pode ser necessário manter o repouso. Isso varia de paciente para paciente.

Riscos e efeitos colaterais
De uma forma geral esse procedimento é muito seguro. Entretanto, como qualquer procedimento médico, existem complicações e possíveis efeitos colaterais. O efeito colateral mais frequente é a dor no local da infiltração após o término do efeito do anestésico local. Essa dor costuma melhorar nos primeiros dias. Riscos extremamente raros são dor de cabeça, punção dural, infecção, sangramento e piora dos sintomas. Outros efeitos muito incomuns e temporários são aumento da glicemia e retenção hídrica em decorrência do corticoide.

Contra-indicações ao procedimento
Cada caso deve ser avaliado individualmente, porém algumas contraindicações são: problemas de coagulação, infecção ativa, diabetes descompensado, doenças cardíacas descompensadas e gravidez.

CONTATOS
Central de Marcação Voz/Whatsapp
(85) 9 8960.9554

pedro.coluna@gmail.com